quarta-feira, 2 de maio de 2012

PERSEVERANDO SEM SAIR DO LUGAR

Em Mateus 20:1-16, Jesus conta uma parábola cujo objetivo é mostrar as verdades do Reino dos céus. Jesus inicia assim:"O Reino dos céus é semelhante..." A verdade implícita na Parábola é que no final da jornada, todos os cristãos receberão o mesmo tratamento por Deus, independentemente do tempo em que o servem, seja um cristão antigo ou um novo convertido à fé. Entretanto, é possível tirar outras lições importantes desta parábola. Jesus mostra a vitória de alguém que persevera em busca de algo que necessita. O dono da casa saiu de madrugada para buscar trabalhadores em sua vinha e contratou alguns. Ao ver a necessidade de mais homens trabalhando, saiu de novo as 09 horas da manhã e contratou mais alguns. As três horas da tarde saiu novamente em busca de trabalhadores e conseguiu contratar mais alguns. Entretanto, no final da tarde viu que precisava de mais alguns para completar o serviço. Então saiu as cinco hora da tarde (hora undécima) e encontrou mais alguns para assalariar. Note o diálogo que ocorre no texto dos versículos 6 e 7: "Saiu as cinco da tarde e encontrou alguns homens parados e desocupados e perguntou-lhes:Porque ficaram aqui desocupados o dia todo? Eles responderam: Porque ninguém nos contratou... Então o dono da vinha os contratou E no final da tarde, depois do trabalho, todos os trabalhadores, dos que estavam trabalhando desde a madrugada até aqueles que trabalharam apenas uma hora, receberam a mesma quantia, pois esse era o valor combinado. Ninguém ganharia mais ou menos que o outro, mas todos ganharam igualmente por servir ao senhor. Voltemos para o diálogo acima (dos versículos 6 e 7). As 17:00hs ninguém mais é contratado, pois este é o horário final do trabalho na vinha. Entretanto, mesmo assim, alguns homens não foram para casa. Persistiram em ficar aguardando algo acontecer. Precisavam levar o sustento para casa. Podemos imaginar que, talvez, outros estivessem na mesma situação mas não perseveraram em esperar. Não acreditaram que algo ainda poderia acontecer naquele final de tarde. Só foram contratados aqueles que foram encontrados no lugar. Assim é nossa vida cristã. Só verá a vida Eterna quem perseveram na fé. Só terá vitórias na vida cotidiana aqueles que ficarem firmes esperando em Deus, sem desistir. Irmãos e irmãs. Deus tem vitória para todos. Entretanto é necessário crer, confiar e esperar. Persevere sempre, sem sair do lugar. Deus abençoe a todos em Cristo Jesus. Pr. Adijaci Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário